segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

A célula
A célula é a unidade básica da vida.
É constituída por diversas estruturas celulares (organitos celulares), como por exemplo o núcleo, citoplasma e membrana nuclear (as que tens de saber neste momento). Existe uma grande diversidade de células (tamanho, forma, complexidade).

núcleo é um organito muito importante, ele assegura o bom funcionamento da célula (é o "cérebro").
citoplasma é constituído por água e contém os restantes organitos celulares (mitocôndrias, complexo de golgi, retículo endoplasmático, etc...), a água é fundamental, pois as reacções químicas nos seres vivos só se dão em meio aquoso (em água).
membrana celular controla a entrada e saída de substâncias da célula e também lhe dá forma.As células podem-se classificar em Procariotas ou em Eucariotas.
Quando a vida apareceu na Terra, apareceu na sua forma mais simples, seres unicelulares procariontes, como por exemplo a cianobactéria ("conhecida pela alga azul"), que aparece nas águas não tratadas.

Estes seres são unicelular e a sua célula é procariota, é uma células simples cujo núcleo não está delimitado por uma membrana nuclear.

As células eucariotas têm mais organitos celulares e o núcleo está delimitado por uma membrana nuclear (exemplos de seres unicelulares eucaroriontes: Euglena e pluricelulares a Candida albicans (fungo que causa o pé de atleta).

Os seres unicelulares eucariontes deram origem, mais tarde, aos seres pluricelulares eucariontes (com células eucariotas). São exemplo os animais os vegetais e os fungos.


Em resumo:
A Terra e os seus subsistemas
O que é um sistema?
Qualquer porção do universo com diferentes componentes em interação que atuam entre si de uma forma organizada e constituídos por massa e energia.
O que pode ser considerado um sistema?
Um simples átomo, um mineral, uma rocha, um sistema planetário, um ser vivo, uma célula, podem ser considerados SISTEMAS.
Sendo uma área delimitada no espaço, o sistema possui sempre uma fronteira (real ou imaginária), a qual se designa por parede ou limite do sistema.


As inter-relações dos sistemas com o meio, relativamente à massa e energia permite classificar os sistemas em 3.
§SISTEMA ISOLADO
§SISTEMA FECHADO
§SISTEMA ABERTO

¡SISTEMA ISOLADO
 Não existe permuta nem de matéria nem de energia entre o sistema e o meio.
      (na Natureza não existem sistemas totalmente isolados)

¡SISTEMA FECHADO

Existe permuta de energia mas não de matéria entre o meio e o sistema.
(exemplo o sistema Terra)